Existe uma campanha brasileira iniciada em 2014 chamada Janeiro Branco. Ela é voltada para a conscientização sobre a importância de cuidarmos de nossa saúde mental.
O mês de janeiro foi escolhido porque é nele que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano.
A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.
O slogan do Janeiro Branco é “Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida”, mas todos os anos eles focam em um tema específico.
O tema deste ano é: A Vida Pede Equilíbrio.
Mas, afinal, o que é equilíbrio? Não é aquela ideia utópica de viver no paraíso, com tudo funcionando, com tempo dividido exatamente igual por todas as áreas de nossa vida.
Equilíbrio é se permitir fluir com a vida. É respeitar os nossos limites, é entender que ás vezes temos energia para correr um pouco mais, às vezes um pouco menos. E outras vezes atender a nossa necessidade de parar, de pausar, de respirar, de ressignificar.
Equilíbrio é acolher as nossas luzes e nossas sombras, as nossas forças e nossas fraquezas.
É entender e respeitar quando somos mais produtivos, quando somos menos produtivos. É aprendermos a fluir no ritmo que for mais confortável para atender a nossa saúde mental.
É equilíbrio também saber o momento de nos doar para nossos familiares, amigos e relacionamentos interpessoais em geral. E o momento de olharmos para nós mesmos, cuidarmos mais de nós mesmos.
Também é equilíbrio sabermos lidar com períodos que demandam de nós mais atenção para a família, como quando estamos com um filho doente ou que necessita mais de nós.
Ou quando estamos em um fechamento de mês, de folha de pagamento, de faturamento. Ou qualquer outro trabalho que em um determinado momento exija um pouco mais de nós. Ou quando estamos finalizando um TCC da faculdade.
Equilíbrio é passar por estes momentos de correria e estresse, mas sem torná-los a nossa rotina. E ajustar o passo assim que possível para que a vida fique num ritmo que consigamos caminhar.
Enfim, equilíbrio é conseguirmos manter nosso emocional saudável e equilibrado, mesmo com os desequilíbrios e desafios que a vida nos traz dia após dia.
E caso você não esteja conseguindo encontrar o seu ponto de equilíbrio no meio deste caos, não hesite: busque ajuda!
A terapia é uma ótima alternativa porque te possibilita entender como as coisas te afetam, o que precisa ser ajustado, eliminado, alterado.
Acredite, cuidar de você e de sua saúde mental é o melhor investimento que você pode fazer.
E, se precisar de ajuda, agende sua consulta comigo.
Aproveita e me conta, o que você faz ou fará para manter o seu equilíbrio em 2023?